sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

MEMÓRIAS DA JANARA

Queridos leitores! Estou muito feliz pela oportunidade de estar escrevendo o meu primeiro livro. Ofereço estas linhas para minha família, amigos e colegas, pois sem vocês não sou ninguém. Mãe, pai, obrigada por tudo! Da filha amada, Janara. Janara Campos da Silva Meu Nascimento: Nasci no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, no dia 16 de junho de 1988, numa quinta-feira. Sou a primeira filha do casal Adilson e Nalmi. Meu pai me deu o nome de Janara porque ouviu este nome na TV e gostou muito. Minha mãe teve atraso de parto, fez cesariana, faltou oxigênio para mim por isso fui reanimada na UTI neo-natal. Fiquei hospitalizada por uns 10 dias, comecei a ter convulsões e tomar remédio. Assim que os médicos me deram alta, fui para casa. fomos de ônibus porque eles não tinham dinheiro para pagar um táxi. Minha Família: Meus pais ficaram felizes com a minha chegada e também com o nascimento de meu irmão Janderson e mais tarde com a chegada da minha irmã Nalma. Meu pai é filho único e minha mãe tem sete irmãos. Minha família foi aumentando com a vinda de meus primos Artur, Êmile e Kamile que são filhos da Estefânia que é irmã do Gelson, Fabrício e do Cleber que é pai da Eduarda. Fazem parte da família do meu tio Erasmo e da minha tia Cácia que moram em Viamão. Echillen Vitória e Cléverson, filhos da Renata e do Claiton que moram no bairro Restinga na zona sul de Porto Alegre. Filipe, Luiza e um bebezinho, são filhos do meu primo Renato e da Mana, que também moram na Restinga. O Renato e a Renata são filhos dos tios Almir e Ione. Tenho vários primos que são filhos do tio Jair. São eles: Liciane, André, Anderrson, Denise e Janice. Gosto muito deles e, também, da tia Nilda. Meu Batizado: Meus pais convidaram o tio Danilo, com sua esposa para me batizarem na igreja São José do Murialdo onde fiz também a primeira comunhão. Gosto muito dos meus dindos Danilo e Cleuza, eles moram no mesmo pátio que eu. Eles participam da minha educação, não deixam de me chamar atenção quando eu faço alguma coisa errada ou uma travessura. Sempre me deram presentes.Na última Páscoa me deram um miniovo de chocolate. Quando fazem um churrasco me chamam e eu, que adoro churrasco, já to lá. Eles são pais da Eliana, Adriana e do Juninho. A Eliana já tem dois filhos, o Neto e o Davi que eu batizei em casa. A Adriana é mãe de uma menina chamada Acácia. Sou madrinha também do Weliton filho da Priscila e netos dos meus tios Teresa e Ademir. Eles moram em Cidreira, na praia. Quando vou visitá-los meu afilhado que tem sete anos faz festa quando me vê, me abraça e me beija, mas quando eu vou embora, chora pedindo para eu ficar. A tia Maria Ondina mora na mesma Rua que eu, o Lessandro, pai do Alessandro, é filho da tia Ondina e mora pertinho da minha madrinha de crisma Elisângela. Gosto muito deles. Meus avós já faleceram, a mãe da minha mãe chamava-se Felícia e a mãe do meu pai chamava-se Marcola, o pai da minha mãe chamava-se Erasmo e o pai do meu pai chamava-se Leci não convivi com ele. Minha avó Felícia tinha uma cadeirinha de balanço onde ela me colocava sentada e me ensinava a tomar chimarrão. Tinha uma cuia bem pequenina só para mim. Ela me ensinou a falar as primeiras palavras, a dar os primeiros passos, me contava histórias e me colocava para dormir. Minha avó Marcola me levava para passear, me contava a história de uma princesinha que ficava presa em um castelo e.... Quando eu pedia suco de laranja, vovó fazia contente, quando eu pedia: - Vovó faz café com leite.... e lá ia ela. O vô Erasmo me pegava no colo e contava histórias para eu dormir, me dava bala e pirulito contra a vontade da minha mãe. “Eu era muito levada” comia as balas e os pirulitos antes do almoço, minha mãe sempre me dizia que doces se comem após as refeições, mas não adiantava de nada. Minhas Escolas: Com oito anos fui, pela primeira vez, para o colégio, o Instituto Santa Luzia, ia de Kombi enquanto meu pai trabalhava no Correio. Quando ele perdeu o emprego, passou a me levar de ônibus. No I. S. L. fui aluna da Susete, eu a chamava de Sussu, fiquei lá por quatro anos. Quando saí do I. S. L. fui para a Kinder onde fiquei por cinco anos. Atualmente estudo na Escola Especial Nazaret, participo do teatro, da educação física e da construção do boletim. Faço natação na APAPABB e participo das atividades no CEAPP. Meus Quinze Anos Como todas as moças sonhei com meus quinze anos. Não debutei, ouvia na Rádio Metrô, atual Rádio Cidade, a divulgação dos bailes de debutantes com o fanqueiro Jean Paul, as moças interessadas deveriam realizar uma inscrição, cujo formulário vinha impresso no jornal Diário Gaúcho, conhecido como DG. Após o preenchimento deveríamos colocar a inscrição em uma urna para o sorteio. Minha mãe preencheu a inscrição com a frase: Desejo de Janara: - Quero debutar com Jean Paul. Fiquei um pouco chateada por não ter sido selecionada. Minha Festa de Quinze Anos: Minha festa de 15 anos foi muito bonita, foi no pátio lá de casa que se transformou em um salão. Tinha balão, caixas de presentes, bolo, salgadinhos, refri. As mesas estavam cobertas por toalhas brancas e enfeitadas com vasos cheios de flores amarelas que são as minhas preferidas. Minha madrinha Lenira e meu padrinho Fernando me ofereceram uma telemensagem. Fiquei emocionada com a surpresa. Meu dindo Danilo me deu um relógio que fala as horas, meus pais me deram a festa e um rádio com CD, ganhei uma camiseta azul, uma caixinha de música, um perfume, um brinco, calcinhas e um prendedor de cabelo. Eu estava com um vestido branco que alugamos em uma loja lá no Centro. Meus primos e eu nos divertimos tocando e cantando pagode. O baile foi animado pelo DJ Beto. Outras Comemorações: Meus 16 anos passei com a família teve um bolo com velinhas, 1 e 6. Meus 19 anos foi marcante porque ganhei de presente um ingresso do show da banda Revelação que foi na quadra dos Imperadores do Samba. Meu último aniversário comemorei 24 anos e gostei muito do prato de lasanha de queijo e presunto que minha mãe preparou. Neste ano vou completar 25 anos, estamos planejando almoçar fora e vou ganhar um celular com programa de voz. Gosto muito de comemorar meu aniversário e também de estar presente nos aniversários dos meus parentes, amigos e colegas. “Quando tem boca livre, to dentro!”. No final de 2011 a Escola Especial Nazaré foi confraternizar na pizzaria Casarão, na Av. Cavalhada. Eu fui com minha irmã e encontrei muitos colegas e professores, em especial a professora Márcia e o colega Diego, o tagarela, que, na foto, está usando uma camiseta azul, eu estou de amarelo e a Márcia de vestido branco. Foi uma janta muito boa. Minha Crisma: No dia 20 de setembro de 2012 fui crismada, juntamente com meus irmãos Janderson e Nalma, na igreja Santa Teresa de Jesus. Estávamos usando blusa vermelha, calça e tênis branco. Meu pai preparou um churrasco para nós. “Tava supimpa!”

2 comentários: